Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

TARSILA DO AMARAL – PERCURSO AFETIVO

Para comemorar o Dia da Educação, postamos hoje o projeto interdisciplinar realizado pelas professoras Amanda Mathias (História), Solange Quintella (Matemática e Acelera) Tânia Almeida (Línguas Portuguesa e Inglesa) e Tatiana Mariz (Língua Portuguesa). O projeto contou com o apoio da direção e da 5º CRE.
As professoras organizaram uma visita guiada ao CCBB para que os alunos contemplassem a exposição em cartaz: “Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo”. Segundo as organizadoras, dentre os objetivos do projeto, destacam-se a contextualização do final da Primeira República na década de 20 e 30; a construção do nacionalismo, por meio da Antropofagia; Modernismo como movimento artístico e período da política Café com Leite.
A exposição é composta por 88 quadros e está instalada em duas salas do 2º andar do CCBB, permanecendo até 29 de abril com entrada franca.
Os alunos aproveitaram para ver a exposição de Design no 1º andar e a Galeria de Valores no 4º. “Eles queriam ver tudo! Estavam empolgados!” diz a professora Amanda.
A atividade será finalizada no dia 12 de maio com uma apresentação na escola com peças sobre o Modernismo.

"Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo." - Paulo Freire









quinta-feira, 26 de abril de 2012

REDUTO PIXINGUINHA

     Na segunda-feira, 23 de abril, foi o dia nacional do choro – gênero musical imortalizado por Pixinguinha. Esta data é uma homenagem ao maestro, pois era seu aniversário.
    Vários eventos e rodas de choro ocorreram na cidade rendendo congratulações a este gênero. Nós, da Pixinguinha, deixamos aqui uma dica cultural que vale muito a pena. É o “Reduto do Pixinguinha” ou o “Beco do Pixinguinha”! Trata-se da Travessa do Ouvidor, no Centro do Rio de Janeiro.   
     Além do bar que o músico frequentava, livrarias e restaurantes, há ali uma estátua do artista Otto Dumovich em bronze que retrata nosso poeta em instante de graça tocando seu instrumento favorito, o saxofone.
     Abaixo uma breve biografia de Pixinguinha.
     “Biografia - Alfredo da Rocha Vianna Filho (23/4/1897 - 17/2/1973) nasce na cidade do Rio de Janeiro, neto de africanos, em Cidade Nova, bairro onde se concentrava a maior parte da população negra. O nome Pixinguinha é resultado da união de dois apelidos: Pizin Dim (menino bom, no dialeto africano falado por sua avó) e Bexiguinha, apelido ganho na época que contraiu varíola. Compõe seu primeiro choro, Lata de Leite, aos 13 anos. No ano seguinte estréia como flautista profissional. Em 1915 faz as primeiras orquestrações para cinema, teatro e circo. Em 1917 grava a primeira música de sua autoria, a valsa Rosa, e, em 1918, o choro Sofres Porque Queres. Um ano depois cria o conjunto Os Oito Batutas, que em 1922 excursiona pela Europa. Em 1937, o choro Carinhoso, que compusera em 1928, recebe letra de João de Barro e se transforma num grande sucesso, sendo gravado por vários cantores. Em 1962 escreve a música para o filme Sol sobre a Lama, com letra de Vinicius de Moraes. Morre de infarto, no Rio de Janeiro.” Disponível em: http://www.monumentosdorio.com.br/monu/rio/015/travessa/001.htm


quarta-feira, 18 de abril de 2012

DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL

Quem nunca ouviu falar em Narizinho, Pedrinho, na boneca de pano Emília, nos bolinhos de Tia Anastácia e nas histórias que Dona Benta contava?
Hoje, dia 18 de abril, é comemorado o DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL. A data é uma homenagem ao dia do nascimento do autor Monteiro Lobato.
“Considerado o maior escritor dessa categoria no País, lançou obras que se tornaram clássicos e atravessaram gerações divertindo e ensinando, como a saga Sítio do Picapau Amarelo, iniciada em 1921 com o lançamento de Narizinho Arrebitado, e que hoje já transcende o papel e é constantemente adaptado para a televisão, seja em formato de seriado ou, mais recentemente, como desenho animado.”
Como presente, deixamos aqui o link para que assista a versão em desenho animado das histórias do Sítio. Divirta-se!
                                                     http://sitio.globo.com/



terça-feira, 17 de abril de 2012

INTERTEXTUALIDADE NA PUBLICIDADE

    Os alunos do 8º ano da nossa escola estudam intertextualidade partindo do que vivenciam em seu cotidiano, como a publicidade, por exemplo. Vemos propagandas todos os dias em nossa casa na TV e nas ruas em panfletos, jornais, outdoords, etc. Algumas delas fazem referências à filmes, livros e até mesmo a outros comerciais.
     As criativas propagandas da Hortifruti que fazem paródias com filmes, músicas e personagens são as preferidas dos alunos que entenderam o conceito rindo dos exemplos.
     Seguem alguns para a diversão de nossos visitantes:
















Para você, qual a mais criativa?

terça-feira, 10 de abril de 2012

IDADE MÉDIA E A SOCIEDADE FEUDAL

Os alunos do 7º ano produziram maquetes que representam os castelos da Idade Média. O trabalho foi empreendido pelo professor de história, Alexander Gomes, que nos explica melhor o objetivo da atividade:

“O conteúdo trabalhado enfoca a Idade Média e o modo de organização social nesse período, quando da afirmação do Feudalismo. O objetivo é fazer com que os alunos apreendam como a sociedade feudal estava organizada e a função de cada grupo social: religiosos, nobres guerreiros e camponeses. Os alunos, em grupo, montaram um feudo, identificando cada parte desse espaço:  Castelo, reservas senhoriais, reservas servis, aldeias, reservas comunais, etc.”

Os trabalhos ficaram lindos e estão em exposição para toda a comunidade escolar.






terça-feira, 3 de abril de 2012

HISTÓRIA DE NOSSO PATRONO - PIXINGUINHA

    Separamos uma matéria especial da edição do mês de março da Revista "Carta Capital" sobre Pixinguinha e sobre a exposição em Brasília que reconstitui a trajetória deste gênio. Seu neto, Marcelo Vianna, está envolvido no projeto assinando a direção musical da exposição. Lembrando que neste mês comemoraremos o aniversário de Pixinguinha e, por consequência, o dia do "choro".