Páginas

quarta-feira, 27 de junho de 2012

PIXINGUINHA CONCORRE AO TROFÉU RIOEDUCA

Notícia fresquinha!!! A Pixinguinha está concorrendo ao Troféu RioEduca em várias categorias. O Blog da escola foi selecionado, assim como o blog da Profª Tânia e seu projeto sobre Reciclagem. Além disso, os trabalhos dos alunos Alexandre Rocha, Luiza Xavier e Hugo Henrique foram selecionados para o concurso de ilustrações RioEduca.
          
          A votação será popular e todos precisamos participar para levar o nome da nossa escola para o pódio!!!



              Os links com a listagem dos selecionados:



terça-feira, 26 de junho de 2012

PROFº ALEXANDER UTILIZA FILMES PARA TRABALHAR O CONTEÚDO

Neste mês de junho, o professor de História, Alexander Gomes, trabalhou uma série de filmes pertinentes aos  conteúdos de suas aulas. 

A turma 1902, nono ano, assistiu ao filme “Hotel Ruanda”, um filme de Terry George baseado em fatos reais, que retrata um dos episódios mais sangrentos da historia dos conflitos étnicos na África entre as etnias hutus e tutsis. Em 1994, 32 anos após a independência de Ruanda, cerca de 1 milhão de ruandeses morreram no conflito.

O professor Alexander também trabalhou o filme “A Guerra do Fogo”, de Jean-Jacques Annaud com a turma 1602, sexto ano. O filme trata de dois grupos de hominídios pré-históricos: um que cultuava o fogo como algo sobrenatural e outro que dominava a tecnologia de fazer o fogo.  Nesse filme, o professor aborda os conteúdos da matéria como diferenciação cultural, o desenvolvimento dos grupos humanos, a luta pela sobrevivência dos homens que viviam na Pré-História, nomadismo, sedentarismo, o domínio da natureza pelo Homem, o uso de instrumentos para a caça de animais, o uso do fogo e sua importância em termos simbólico e material etc.

Como culminância, o professor realiza debates sobre o filme trabalhado e os discentes, no final, realizam produção textual relatando o que VIRAM, OUVIRAM e SENTIRAM ao assistirem ao filme.

O professor Alexander ainda pretende trabalhar os filmes “Joana D’Arc”, com interpretação de Leelee Sobieski; “Shakespeare Apaixonado”, com Gwyneth Paltrow; e, “Olga”, interpretado pela atriz brasileira Camila Morgado. Isso em parceria com a professora de Português e Inglês Tânia e com a professora Amanda a fim de RETRATAR O PAPEL DA MULHER NA HISTÓRIA, desenvolvendo atividades para o “Projeto S2 Mulher: um ato de coragem”.




terça-feira, 19 de junho de 2012

PIXINGUINHA NO RIOEDUCA

E mais uma vitória!!! Ficou linda a matéria do RioEduca sobre o trabalho que estamos realizando na Rio+20, é mais um prêmio que recebemos e agradecemos muito pelo reconhecimento!!!


Veja a matéria em: http://migre.me/9yzKW

                Sabe o que é o RioEduca? Copiamos um trechinho da apresentação deles:

“O Rioeduca é um portal feito para e por todos aqueles que sonham e batalham por uma educação pública de excelência na cidade do Rio de Janeiro. Aqueles que ultrapassam barreiras, superam obstáculos e provam que nada é impossível. Aqueles idealistas realistas, que compreendem o verdadeiro valor de uma escola pública de qualidade, mas mantêm os pés no chão, com muita criatividade; Aqueles que nunca desistem, pois têm a consciência de que o futuro de quase 700 mil crianças e jovens depende da resistência do seu trabalho.
O Rioeduca é feito para e por professoras e professores, diretoras e diretores, coordenadoras e coordenadores, merendeiras, servidores da limpeza, familiares e todos aqueles que acreditam no salto da qualidade da educação pública do Rio. É um portal da Secretaria Municipal de Educação, mas que visa mostrar os detalhes de tudo o que acontece dentro de cada uma de nossas escolas, creches e EDIs. É um espaço de troca, de aprendizagem e principalmente de alegria.

                Ou seja, as nossas melhores práticas estão sendo compartilhadas com a rede e os projetos da Pixinguinha vão além da Escola. Orgulho!!!


                Você, aluno, professor e funcionário da Rede, também pode ter um e-mail com domínio RioEduca. Saiba como em: http://migre.me/9yAca


domingo, 17 de junho de 2012

SALVEM O PLANETA!


COMO PARTE DAS ATIVIDADES DA RIO+20, A ESCOLA MAESTRO PIXINGUINHA FOI SELECIONADA PARA SEDIAR A ENTREGA SIMBÓLICA, NA 5a. CRE, DA "CARTILHA DE SUSTENTABILIDADE: GENTE PEQUENA TAMBÉM PENSA NO PLANETA". O MATERIAL, ELABORADO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, FOI ENTREGUE AOS ALUNOS DO PRIMEIRO AO QUINTO ANO, EM CERIMÔNIA QUE CONTOU COM A PRESENÇA DA COORDENADORA DA 5a. CRE, PROFESSORA CELIA NAPOLE, DA REPRESENTANTE DA SME, PROFESSORA HELOISA HELENA, DA REPRESENTANTE DA GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO DA 5a. CRE, PROFESSORA RENATA TEODORO E DA PROFESSORA REGINA BIZARRO, REPRESENTANTE DA 5a. CRE/RIOEDUCA/SME.
 

MERECEM UM PARABÉNS ESPECIAL AS NOSSAS PROFESSORAS MARILENE PASSOS,  E CLARICE DOS ANJOS E TAMBÉM CHRISTIANE BRIGUES, AGENTE ADMINISTRATIVA. AS TRÊS, JUNTAS, MONTARAM UMA BRILHANTE APRESENTAÇÃO COM A EDUCAÇÃO INFANTIL E PRIMEIRO SEGMENTO. TAMBÉM BRILHARAM NOSSOS ALUNOS BEATRIZ QUE FEZ, EM INGLÊS, UM CONVITE PARA SALVAR O PLANETA E OS RAPPERS SANTOS E ARAUJO, QUE APRESENTARAM O JÁ FAMOSO RAP "MUDE O SEU OLHAR E AJUDE A MÃE NATUREZA". PARABÉNS TAMBÉM PARA A PROFESSORA TÂNIA ALMEIDA!

Rap dos alunos!

Mude o seu olhar e ajude  a Mãe Natureza

Representando   a  Maestro Pixinguinha no Rapper:  Eu, Mc Santos e...Eu, Mc Araújo

Senhores, as geleiras estão acabando,
E com isso, o mar só vai aumentando.
Isso tudo não pode ser discutido no Planalto Central.
Eu moro na Natureza e falo o que é real!
Eu vi, no jornal, foto do mundo inteiro!
O lixo que você joga hoje,
Entope os bueiros!
As bebidas e os cigarros, em cima da mesa!
Aqui na Terra é humanidade versus a Mãe Natureza!
As árvores e plantas estão sumindo!!
Por causa das queimadas, nosso ar está diminuindo...
Por causa de você  Natureza está sumindo...
Faça sua parte!
Levante sua cabeça!
A Rio +20 está aí, para ajudar a Mãe Natureza!!
As cidades vão crescendo e a Natureza vai desaparecendo...

 

quarta-feira, 13 de junho de 2012

RIO+20 INESQUECÍVEL!

          NOSSA ESCOLA TEVE SEU MERECIDO LUGAR NUM DOS STANDS DA FEMACT - Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio +20. Levamos para a Feira o Projeto Lixo e Reciclagem, com o vídeo, as famosas casinhas e outras miniaturas criadas pelos alunos a partir de materiais reutilizados e reciclados. Levamos também o RAP da Rio+20, que acabou virando grande atração da Feira e rendeu entrevistas e performances para várias emissoras de televisão. O mais importante de tudo é que nossos alunos, além dos excelentes trabalhos, levaram e souberam transmitir a mensagem do nosso Projeto: a reciclagem e a reutilização de materiais considerados como "lixo" são atitudes que diminuem a poluição ambiental, economizam os recursos naturais, podem render dinheiro e sempre são prazerosas.
         Foram momentos inesquecíveis e todos estão de parabéns!








segunda-feira, 11 de junho de 2012

RIO+20 É PIXINGUINHA+1000

 
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. O objetivo da conferência é renovar o compromisso político para a sustentabilidade mundial, avaliar o progresso e apontar as lacunas na implementação dos resultados da Rio 92, como também enfrentar os novos desafios emergentes. A Conferência deverá debater dois principais temas:
I) Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza e;
II) Quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.
Além dessas linhas prioritárias, também serão discutidos:
1. A coordenação entre os Estados-membros da ONU para traçarem os caminhos rumo à implementação de linhas nacionais da economia verde;
2. O aumento da participação de fontes alternativas e sustentáveis de energia na matriz energética mundial;
3. Uso racional da água e dos recursos marinhos;
4. Governança ambiental internacional;
5. Avanços alcançados desde a Rio 92.

E NÓS ESTAREMOS LÁ!

ISTO MESMO! O PROJETO LIXO E RECICLAGEM, DESENVOLVIDO EM NOSSA ESCOLA, POR INICIATIVA DA PROFESSORA TÂNIA ALMEIDA SERÁ APRESENTADO NA

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), em parceria com os demais participantes da Comissão Coordenadora do Grupo Pop Ciência na Rio+20, irá promover a Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (FEMACT Rio+20). O evento irá reunir cerca de 120 trabalhos de jovens do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro, além de convidadas especiais de outros estados. A feira acontece de 13 a 15 de junho, em uma área de 700 m2 no Armazém 4 da zona portuária, que fica na Avenida Rodrigues Alves, s/ nº, Centro do Rio de Janeiro.


PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, DIA 14 DE JUNHO 

PREPARAMOS UM VIDEO, QUE SERÁ APRESENTADO NO LOCAL DO EVENTO. CONFIRA!

PIXINGUINHA+1000