Páginas

quarta-feira, 23 de abril de 2014

RETOMANDO O PROJETO S2 MULHER

No dia 18 de maio de 2012, foi lançado, em nossa escola, o Projeto S2 Mulher: uma questão de coragem. O projeto, que é permanente e interdisciplinar, pretende promover discussões e atividades com o intuito de fornecer aos alunos uma partida para suas escolhas no que tange a questão sexual e atentar para o papel da mulher: mãe, esposa, educadora e responsável pela vida na nossa sociedade. As atividades atendem aos interesses dos alunos  em receber orientações confiáveis sobre o tema sexualidade, englobando a gravidez na adolescência, contribuindo para escolhas mais refletidas e pensadas.

VACINA CONTRA O HPV

Este mês as meninas de 11, 12 e 13 anos de nossa escola foram vacinadas contra o HPV  (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, podendo provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer). Nos dias que antecederam a vacina, as alunas receberam informações, durante as aulas de Ciências, sobre o HPV. Slide3

A vacinação transcorreu na mais perfeita ordem, com o desempenho altamente profissional da equipe de saúde da Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos. Participação especial da nossa Secretária Escolar, Priscilla, que, com muito tato e carinho, foi de grande ajuda para que as “valentes” meninas superassem o medo.

Aproveitando o “gancho”, convidamos a equipe de saúde para que proferisse uma palestra, em continuidade ao Projeto S2 Mulher. No último dia 15, os alunos do 8º e 9º anos foram brindados com uma palestra\debate, tendo à frente a Dra. Carolina, da C.F. Ana Maria.Slide4

 

Dra. Carolina foi, literalmente, crivada de perguntas. Além do HPV, outras doenças sexualmente transmissíveis estiveram em pauta. Gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e uma grande variedade de dúvidas sobre sexualidade surgiram no encontro.

DEPOIMENTO

Alguns alunos registraram depoimentos sobre a atividade. A seguir, palavras das alunas Carina, Eduarda, Evelin  e Sara que, com certeza, refletem o pensamento de todos os adolescentes presentes.

“Nesta palestra pudemos aprender e esclarecer muitas dúvidas. Por exemplo, sobre a menstruação e o período fértil da mulher. Também aprendemos sobre herpes labial, que é uma infecção nos lábios. Ficamos impressionadas com o que foi dito sobre o HIV, que não tem cura e muitas vezes não apresenta sintomas. É preciso fazer o teste com amostra de sangue. Existe tratamento, mas não cura. Sobre o HPV, conhecido como verruga genital, soubemos que existem vários tipos; alguns deles podem causar câncer, principalmente no colo do útero e ânus. Podemos afirmar que aprendemos muita coisa que realmente precisamos saber. Agradecemos a presença da Dra. Carolina e demais profissionais da Clínica da Família Ana Maria.”

Para terminar, fica a sugestão de um link para quem quiser saber mais sobre HPV.

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/hpv-papilomavirus-humano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTÁRIO. AGUARDE A PUBLICAÇÃO.