Páginas

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PIXINGUINHA NA FOLIA



BUSCANDO CONHECER E VALORIZAR NOSSA CULTURA ESTÃO SENDO PROGRAMADOS EVENTOS CARNAVALESCOS, QUE ENVOLVERÃO ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS. A FOLIA ESTÁ SENDO CUIDADOSAMENTE PLANEJADA, PARA QUE TUDO OCORRA EM HARMONIA E DE FORMA BEM SAUDÁVEL.


VEJA A PROGRAMAÇÃO


DIA 26 DE FEVEREIRO – “ABRE ALAS PARA OS AMIGOS DE MOMO”

Os alunos do 7º ao 9º ano estão ensaiando bastante com o Prof. Sérgio, de Educação Musical e o desfile do bloco foi marcado  para a saída do primeiro turno, às 11h50 e entrada do segundo turno, às 12h50.


DIA 27 DE FEVEREIRO – GRITO DE CARNAVAL


Num só evento, reuniremos as turmas da Educação Infantil ao 9º ano na quadra de esportes. A idéia é fazer uma matinê curtinha, mas muito animada, com direito a marchinhas e concurso de fantasias.

 

QUE TAL CONHECER UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA E O SIGNIFICADO DO CARNAVAL NO BRASIL E NO MUNDO?

 


O carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Porém, o carnaval não é uma invenção brasileira nem tampouco realizado apenas neste país. A História do Carnaval remonta à Antiguidade, tanto na Mesopotâmia quanto na Grécia e em Roma.

Na antiga Babilônia, duas festas possivelmente originaram o que conhecemos como carnaval. As Saceias eram uma festa em que um prisioneiro assumia durante alguns dias a figura do rei, vestindo-se como ele, alimentando-se da mesma forma e dormindo com suas esposas. Ao final, o prisioneiro era chicoteado e depois enforcado ou empalado.
O outro rito era realizado pelo rei nos dias que antecediam o equinócio da primavera, período de comemoração do ano novo na região. O ritual ocorria no templo de Marduk, um dos primeiros deuses mesopotâmicos, onde o rei perdia seus emblemas de poder e era surrado na frente da estátua de Marduk. Essa humilhação servia para demonstrar a submissão do rei à divindade. Em seguida, ele novamente assumia o trono.
O que havia de comum nas duas festas e que está ligado ao carnaval era o caráter de subversão de papéis sociais: a transformação temporária do prisioneiro em rei e a humilhação do rei frente ao deus. Possivelmente a subversão de papeis sociais no carnaval, como os homens vestirem-se de mulheres e vice-versa, pode encontrar suas origens nessa tradição mesopotâmica.

                                             Brasil - escravos brincam no "entrudo"


 A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba. Afoxés, frevos e maracatus também passaram a fazer parte da tradição cultural carnavalesca brasileira. Marchinhas, sambas e outros gêneros musicais também foram incorporados à maior manifestação cultural do Brasil.