Páginas

sábado, 26 de abril de 2014

PROJETO S2 MULHER -A ARTE DO GRAFFITI CONTRA A VIOLÊNCIA

PROJETO S2 MULHER: UMA QUESTÃO DE CORAGEM
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR PERMANENTE DE NOSSA ESCOLA
NESTA SEXTA FEIRA, DIA 25,  ALUNOS DA MAESTRO PIXINGUINHA PARTICIPARAM DE UMA PALESTRA\DEBATE E UMA OFICINA DE GRAFITE. A PRODUÇÃO DO EVENTO FICOU POR CONTA DAS PROFISSIONAIS DA REDE NAMI. ESTA REDE, QUE FOI CRIADA POR PANMELA CASTRO, FORMA HOJE UM GRUPO DE MAIS DE 180 MULHERES ARTISTAS, PRODUTORAS E ATIVISTAS. ELAS USAM O GRAFITE COMO FORMA DE EXPRESSÃO. O QUE ACONTECEU NA MAESTRO PIXINGUINHA FOI MAIS UMA DAS INCRÍVEIS OFICINAS QUE O GRUPO NAMI, EM PARCERIA COM O INSTITUTO AVON,  REALIZA COM O PÚBLICO ADOLESCENTE. O OBJETIVO DO PROJETO GRAFFITI PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É LEVAR AOS JOVENS A REFLEXÃO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, O CONHECIMENTO SOBRE A LEI MARIA DA PENHA E A PROMOÇÃO DO LIGUE 180 PARA DENTRO DAS ESCOLAS, PREVENINDO QUE ESTES JOVENS TORNEM-SE FUTURAS VÍTIMAS E AGRESSORES.  QUE TODOS ENTENDAM A IMPORTÂNCIA DE CULTIVAR RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS, COM BASE NO RESPEITO, SEM PODER DE UM SOBRE O OUTRO. PORQUE TODO MUNDO TEM DIREITO DE SER FELIZ.
Slide1
A PALESTRA CONTOU COM A PRESENÇA DE PROFISSIONAIS DO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ATENDIMENTO À MULHER. A TEMÁTICA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER FOI MUITO BEM CONDUZIDA POR UMA PSICÓLOGA E UMA ASSISTENTE SOCIAL. OS ALUNOS PARTICIPARAM COM PERGUNTAS E OPINIÕES. FICOU BEM CLARO, QUE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA INCLUI DIVERSOS TIPOS DE AGRESSÃO: HUMILHAR, BATER, AMEAÇAR, OFENDER, FAZER SEXO SEM CONSENTIMENTO, ACESSAR EMAIL, REDES SOCIAIS OU CELULAR SEM AUTORIZAÇÃO, TOMAR OS DOCUMENTOS OU OUTROS PERTENCES, APRISIONAR OU SEQUESTRAR. TODOS OS ALUNOS RECEBERAM UMA ENCADERNAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA E UM FOLHETO DO INSTITUTO AVON, SOGRE O “GRAFFITI PELO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA”.
APÓS O DEBATE NO AUDITÓRIO, OS ALUNO, MOTIVADOS, PARTIRAM PARA O PÁTIO DA ESCOLA. A IDEIA SERIA EXPRESSAR, PELO GRAFITE AQUILO QUE VIVENCIARAM DURANTE O DEBATE.
Slide2
TODO MATERIAL FOI TRAZIDO PELA REDE NAMI, INCLUSIVE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL, COMO LUVAS E MÁSCARAS.
A ÁREA ESCOLHIDA PARA GRAFITAGEM TEM 20 METROS QUADRADOS E INICIALMENTE FOI PINTADA COM TINTA AZUL CLARA.
Slide3
COM O FUNDO PRONTO, HORA DE COLOCAR A CRIATIVIDADE EM AÇÃO. O GIZ FAZ APARECER O ESBOÇO DAQUILO QUE SERÁ UMA CRIAÇÃO COLETIVA MUITO BEM ELABORADA.
Slide4
AOS POUCOS O GRAFITE VAI DANDO VIDA, EXPRESSANDO A EMOÇÃO DE CADA ALUNO. E UM LINDO PAINEL COMEÇA A SURGIR…
Slide5
RETOQUES FINAIS
Slide6
A GRANDE OBRA FINAL: 20m2 DE PURA EXPRESSÃO ARTÍSTICA. OS EFEITOS DA PALESTRA\DEBATE SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER.
Slide7
PARABÉNS AOS ALUNOS PARTICIPANTES. QUE A SEMENTINHA DA NÃO VIOLÊNCIA TENHA FICADO NO CORAÇÃO DE CADA UM DE VOCÊS!
ESPECIAL AGRADECIMENTO AO PESSOAL DA REDE NAMI. VOCÊS ESTÃO CONTRIBUINDO PARA UM MUNDO MELHOR.

VISITE AS PÁGINAS DA REDE NAMI E DO AVON GRAFFITI CLICANDO NOS LINKS ABAIXO


quarta-feira, 23 de abril de 2014

RETOMANDO O PROJETO S2 MULHER

No dia 18 de maio de 2012, foi lançado, em nossa escola, o Projeto S2 Mulher: uma questão de coragem. O projeto, que é permanente e interdisciplinar, pretende promover discussões e atividades com o intuito de fornecer aos alunos uma partida para suas escolhas no que tange a questão sexual e atentar para o papel da mulher: mãe, esposa, educadora e responsável pela vida na nossa sociedade. As atividades atendem aos interesses dos alunos  em receber orientações confiáveis sobre o tema sexualidade, englobando a gravidez na adolescência, contribuindo para escolhas mais refletidas e pensadas.

VACINA CONTRA O HPV

Este mês as meninas de 11, 12 e 13 anos de nossa escola foram vacinadas contra o HPV  (papilomavírus humano), nome genérico de um grupo de vírus que engloba mais de cem tipos diferentes, podendo provocar a formação de verrugas na pele, e nas regiões oral (lábios, boca, cordas vocais, etc.), anal, genital e da uretra. As lesões genitais podem ser de alto risco, porque são precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero e do pênis, e de baixo risco (não relacionadas ao aparecimento de câncer). Nos dias que antecederam a vacina, as alunas receberam informações, durante as aulas de Ciências, sobre o HPV. Slide3

A vacinação transcorreu na mais perfeita ordem, com o desempenho altamente profissional da equipe de saúde da Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos. Participação especial da nossa Secretária Escolar, Priscilla, que, com muito tato e carinho, foi de grande ajuda para que as “valentes” meninas superassem o medo.

Aproveitando o “gancho”, convidamos a equipe de saúde para que proferisse uma palestra, em continuidade ao Projeto S2 Mulher. No último dia 15, os alunos do 8º e 9º anos foram brindados com uma palestra\debate, tendo à frente a Dra. Carolina, da C.F. Ana Maria.Slide4

 

Dra. Carolina foi, literalmente, crivada de perguntas. Além do HPV, outras doenças sexualmente transmissíveis estiveram em pauta. Gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e uma grande variedade de dúvidas sobre sexualidade surgiram no encontro.

DEPOIMENTO

Alguns alunos registraram depoimentos sobre a atividade. A seguir, palavras das alunas Carina, Eduarda, Evelin  e Sara que, com certeza, refletem o pensamento de todos os adolescentes presentes.

“Nesta palestra pudemos aprender e esclarecer muitas dúvidas. Por exemplo, sobre a menstruação e o período fértil da mulher. Também aprendemos sobre herpes labial, que é uma infecção nos lábios. Ficamos impressionadas com o que foi dito sobre o HIV, que não tem cura e muitas vezes não apresenta sintomas. É preciso fazer o teste com amostra de sangue. Existe tratamento, mas não cura. Sobre o HPV, conhecido como verruga genital, soubemos que existem vários tipos; alguns deles podem causar câncer, principalmente no colo do útero e ânus. Podemos afirmar que aprendemos muita coisa que realmente precisamos saber. Agradecemos a presença da Dra. Carolina e demais profissionais da Clínica da Família Ana Maria.”

Para terminar, fica a sugestão de um link para quem quiser saber mais sobre HPV.

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/hpv-papilomavirus-humano/

PASCOA É NOSSA



Na quarta feira, dia 16, nossa escola foi “invadida” por muitos e lindos “coelhinhos da páscoa”. Diversas apresentações realizadas no auditório mostraram que, realmente, nada substitui o talento. E nada substitui o trabalho dedicado de nossos professores.
Slide1
A turminha da Educação Infantil cantou “CONEJITO DE PASCUA”, em espanhol. Foram muito bem treinados pelo professor Damião.
A turma 1201, da professora Clarice, também cantou “Coelhinho da Páscoa”, apresentando as cores dos ovinhos em inglês. BLUE, YELLOW and RED
Slide2
A turma 1401, com a professora Mariana, brilhou com um teatro de fantoches, muito bem narrado pelos alunos.
Os alunos da 1501, pesquisaram, treinaram e, com o apoio da professora Denise, apresentaram um belo jogral falando sobre os símbolos da Páscoa.
Parabéns a todos. Momentos assim tornam a escola um lugar especial e inesquecível.