Páginas

domingo, 16 de novembro de 2014

CONSERVAR É UMA ARTE

O projeto, tendo como temas ARTE, PRESERVAÇÃO e SUSTENTABILIDADE, foi idealizado pela Professora de Artes Plásticas, Marcelle Coutinho e desenvolvido junto aos alunos do 6º ano.
As ações envolveram discussões, debates e pesquisas sobre preservação patrimonial e sustentabilidade. Os alunos do 6º ano foram motivados com o objetivo de que reconheçam a importância da herança que deixamos para outras pessoas e outras gerações, que poderão usufruir daquilo que construimos e preservamos hoje. esta consciência resulta em economia de despesas e de recursos naturais.





Foram realizadas visitas orientadas a todos os setores da escola, com especial atenção para o estado de conservação dos bens patrimoniais. Os alunos puderam observar que as salas de aula do 1º segmento apresentam o mobiliário bem melhor conservado, em comparação com as do 2º segmento. Foram questionados e levados à reflexão sobre o porquê desta realidade.

A professora Marcelle apresentou dados biográficos e a obra do artista Marcel Duchamp, para falar sobre apropriação do objeto, transformado em obra de arte. Duchamp foi um pintor, escultor e poeta francês, cidadão dos Estados Unidos a partir de 1955. Vale a pena ressaltar que a obra de Duchamp deixou um legado importante para as experimentações artísticas subsequentes, tais como o Dadaísmo, o Surrealismo, o Expressionismo Abstrato, a Arte Conceitual, entre outras.  

Em seguida, os alunos conheceram as criações dos Irmãos Campana, dupla brasileira de designers que goza de reconhecimento internacional por seus trabalhos de Design-Arte, cuja temática discute elementos do cotidiano, ou simplesmente produtos sem nenhum valor, que são transformados em peças de caráter artístico, com uma linguagem única e de, até, uso possível.




                                                Algumas obras dos Irmãos Campana




Poltrona Vermelha

05_irmaos_campana_exposicao_desconfortaveis_06.jpg
"Desconfortáveis"
03_irmaos_campana_03.jpg
Poltrona Banquete
01_irmaos_campana_cadeira_gangorra_01.jpg
Cadeira Gangorra


Os projetos dos Irmãos Campana serviram de inspiração para a criação coletiva dos nossos artistas mirins, que teve como material inicial três mesas escolares que estavam aguardando baixa patrimonial, por depreciação irreparável.

O resultado desse magnífico Projeto
está em exposição no hall de entrada da escola,
para deleite e conscientização de todos.